Visitas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Frozen de Blueberry



Nada mais justo que escrever sobre meu novo, infinito e eterno Amor!

  “O mirtilo é conhecido como blueberry, em inglês, e arándano, em espanhol, (Phynno - AMOOO em qualquer língua ou, país) incluíndo-se no grupo das pequenas frutas, junto com a amora, morango, framboesa e fisalis. É uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes. Pertence à família Ericaceae e é nativo de várias regiões da Europa e dos Estados Unidos. A planta tem porte arbustivo ou rasteiro e apresenta hábito caducifólio. Para a produção comercial, é fundamental a presença de abelhas para a realização da polinização. O fruto é uma baga de cor azul-escura, de formato achatado, coroada pelos lóbulos persistentes do cálice e com aproximadamente 1 a 2,5 cm de diâmetro e 1,5 a 4 g de peso. Sua aparência é semelhante ao araçá, porém com coloração azul e tamanho de um grão de uva. (Linnndo e delicioso)
E não é apenas uma fruta saborosa. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos. É este pigmento que age de maneira benéfica em nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Outro benefício comprovado do mirtilo está ligado à saúde dos olhos. (Além de tudo faz bem pra saúde, até melhora a visão...)
A espécie ainda é pouco conhecida no Brasil. Sua introdução foi realizada no ano de 1983, através de uma coleção de plantas trazidas pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), realizada pelo pesquisador Alverides Machado dos Santos, e a primeira iniciativa comercial no País deu-se a partir de 1990, em Vacaria (RS). (Mas, báh... tinha que ser coisa da terrinha. Daí esse meu amor todo – Tri legal!)” 
(fonte: Revista Brasileira de Floricultura)
 
  Gente, desde que descobri o frozen de blueberry... estou amando louca e desesperadamente.
  Fui apresentada ao local onde o encontrei por uma amiga... numa bela tarde de domingo, cansadas de ir sempre na Oficina do Sorvete, no Mc Donalds ou, nos Sorvetes Italianos perto da minha casa, ela sugeriu a ‘Tutti Yogu’ – que fica lá na R. Rep. Argentina (longe – uns 5 km - pra caramba da minha casa) E ainda disse: - é longe mas, vale a pena!
Com a tarde toda pela frente lá fomos nós. Ao chegar, fomos muito bem atendidas pela família de proprietários (o menininho – virei fã – um fofo, o melhor dos atendentes) Como não conhecia, eles dão uma provinha (provona... o que é ótimo) de todos os sabores pra provarmos. E assim que provei o de ‘blueberry’, meu coração quase saiu pela boca – AMEI instantaneamente, e sem exageros. E desde então, vou sempre que posso. E quando não posso, encomendo de quem esteja indo praquelas’ bandas ou, vindo daquelas bandas. Semana passada fui duas vezes e como não tinha o meu' preferido – acabei pegando o sabor ‘natural’ num dia e ‘frutas silvestres’ no outro... bons também mas, não há comparação. Até a cor – um lilás, lavanda, meio roxinho’ que não sei explicar, meigo e lindo, talvez?! haha... E no fim de semana fui mais três vezes. Sendo que uma, perdi a viagem’ pois, estava fechado. Não é que provei também na TPM e foi um 'santo remédio' fazendo os mesmos, senão melhores efeitos que o antes insubstituível chocolate?! CHO-CA-DA!
  Confesso ainda, ‘amigos queridos’ que adoooram jantar comida japonesa no Hamatsu (que é colado na Tutti Yogu), eu não gosto mesmo e só aceito porque depois, de sobremesa tem ‘frozen de blueberry’! RÁÁÁ...
In love forever!

 
P.S.: Quem quiser ir conferir tudo que eu falei... aceito convites! :D

Beijo de ‘mirtilo’ gente.

Por Dani Viana.

10 comentários:

  1. Já provei e amei também!!!!!!!
    Principalmente porque é delicioso e não pesa na consciência! kakakakka

    ResponderExcluir
  2. Nooossa... sorte que eu nao moro perto pq senão ia querer todo dia... de manhã, de tarde e de noite... hahaha
    #viciada

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniele. N'ao te conheço mas passei hoje pelo Tutti Yogu, onde voce provou o sorvete de mirtilo. O mesmo adorável garoto me disse sobre o teu blog e me mostrou o teu artigo. Estou com um pote de Marmelada de Arándano, da marca La Campagnola aquí na minha frente, comprei lá na cidade de Porto Iguaçu. O mirtilo também fica uma delícia, quando fruta fresca, batido com leite. A côr resultante é realmente deslunbrante. Você também pode comprar arándanos secos ( meio difícil de encontrar no Brasil, mais fácil na Argentina) e cobertos com chocolate como se fossem uvas passas. Acho que na Argentina voce pode comprá-los congelados. Muito bom gosto o teu ! Joaquim Pose

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nooossa... que surpresa boa!
    Eu adooooro ir lá... e só não vou + pq é longe e pq o frrio se aprox.
    =/
    Mas, eu nem imaginava que eles sabiam do meu Blog, nem que tinham acesso e mto menos que contavam aos clientes. Fiquei feliz mesmo com sua novidade.
    Escrevi pq amo escrever, amei o frozen, e o atendimento e o local são excelentes tbm e achei que com isso tbm iria levar mais gente pra lá.
    Que bom que vc foi e tbm provou e aprovou.
    Onde e como faço pra encontrar essas delícias aí que vc falou? É em algum mercado/feira?
    Obrigada pelos elogios.
    E temos bom gosto, então... :)
    Bem-vindo Joaquim!

    ResponderExcluir
  5. EU AINDA NÃO PROVEI... TÁ ME DEVENDO ESSA SRTA!

    ResponderExcluir
  6. Não sabia do seu Blog....parabéns! Adorei!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu em nome da família Tutti Yogu, gostaria de parabenizar você pelo belo comentário. Gostaria de dizer q estamos muito felizes pelo carinho, principalmente o Paulinho(o menininho).
    Parabéns, bjos.

    ResponderExcluir
  8. Wy... assim que o frrrio deixar, vamos lá... combinado?!

    ResponderExcluir
  9. Toninho... Obrigada, queridooo! ;) Bjo

    ResponderExcluir
  10. Jean... nem sabia que vocês sabiam do meu Blog, até que o Joaquim' que comentou aí em cima me escreveu contando. Fiquei muito FELIZ, mesmo!
    Um abraço à todos e um BEIJO grande pro Paulinho'!
    ;)

    ResponderExcluir