Visitas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Feliz Niver, Pulienne!


  Hoje é niver da POLIANA – Poli, Puli, Polica, Tchutchuris, Bonecura, Bonecuris, Fofolets, Ninja, Fundepar, Mequetrefs, Gorduramis... e outros tantos que já não mais me lembro; pra mim agora, Pulienne! haha... ela não gosta muito, eu adoro... tem um ar frrrancês’.
  E é o dia ideal pra falar dela. Poliana é uma de minhas ‘melhores amigas’ há uns 16 anos. Isso mesmo... da época do 2º grau. Época em que nos conhecemos, aproximamos, estudamos juntas e vivíamos grudadas dia-e-noite. (isso tudo após um pequeno atrito inicial, confesso...) Minha mãe e tia Vera (a mãe dela) que agüentavam as duas até tarde uma na casa da outra ou, penduradas no telefone sempre fofocando sobre as namoradinhos’ e as matérias da escola (ok, colégio - que também, não somos tão velhas assim...)
Isso sem falar nas horas que passávamos sentadas no muro da D. Marlene (não minha mãe, a vó dela...) esperando os gateenhos’ passarem ali na frente... haha. Óteeemos tempos aqueles!
. Poli é daquelas amigas que SEMPRE, eu digo e repito: SEMPRE está de bom-humor. As vezes que a vi triste, posso contar em uma das minhas mãos. Chorando então?! Talvez de alegria! E seu sorriso (leia-se gargalhada) contagia à todos e faz-se ouvir aos quatro cantos de onde quer que esteja.
. Poli é daquelas que tem dialeto’ próprio... inventava cada palavra e expressão que ‘até Deus duvida’, literalmente...
. Poli é daquelas que ouvia - e dizia que se ele (o Renato Russo) a tivesse conhecido, com certeza se casariam – Legião Urbana, enquanto ouvíamos Banda Eva.
. Poli é daquelas que curtia Janis Joplin, Kurt Kobain (outro amor de sua vida, se não me engano...) Marcelo D2 e afins...
. Poli é daquelas que corria atrasada na rua da casa dela (pra pegar o bus’ que íamos pro Colégio Águia em Pato Branco, daí) ás 6h da madruga c a mochila pendurada, desfazendo’ a toca do cabelo (é... naquela época não existiam as pranchas pra alisarmos o hair)
. Poli é daquelas que era trancada pra fora, por nós na sacada da nossa sala de aula, nas aulas de história do Egiptólogo (sempre lembro dessa nomenclatura) Professor Maurício sempre que saía pra espiar um cabeludo* (seu AMOR no momento) que ficava na esquina do colégio no ônibus esperando dar meio-dia pra gente sair. Jamais me esqueço do Diretor Adón entrando na sala enlouquecido porque a vizinhança ia lá na portaria avisando que tinha uma pobre menina presa na sacada. E quando ele chegava estávamos todos silenciosos em nossas carteiras e D. Poli espiando e rachando o bico lá fora. E ele só dizia: - tinha que ser ‘as Clevelândia’ mesmo, né Viana, né Pardal?!
. Poli é daquelas que infernizava o Kide – supervisor responsável por nos fazer entrar pra sala, quando dava o sinal pra aula começar.
. Poli é daquelas que um dia se orgulhou por achar que não estava na lista dos que colavam (era feita uma listagem e os alunos colantes’ eram todos juntados numa só sala pra serem monitorados 1000x que os demais) e quando foi comemorar fazendo um ôôôlllaaa o diretor disse: - peraí, tem alguma coisa errada nessa lista, tá faltando um nome aqui, Pardal venha você também! E ela (cabisbaixa): - áhhhhh, Adão...
. Poli é daquelas que tem nojo de pé (nojo não, nooojooo...) e medo (pânico, pavor...) de borboletas. Jamais me esqueço dela correndo desesperada na praça de Pato Branco, fazendo a mochila voar pra espantar uma indefesa borboletinha e eu correndo atrás pra caçar a bichinha. Detalhe é que o meu namoradeenho’ da época morava na tal praça, pensem na cena e no meu terror que eles nos visse nessa situação.
. Poli é daquelas amigas que você pode ter os sonhos mais malucos... tipo ‘cavalgar “P” na neblina’ (uahahahahah... eu jurei que um dia eu contava isso, não jurei?!)
. Poli é daquelas que em pleno restaurante degustando saborosos coraçõezinhos de galinha indaga: - genteee, do que é feito coraçãozinho, heim?!
. Poli é daquelas que em pleno Carnaval, para pra rir junto do nosso amigo ‘BU’ que bêbado, cantava no palco em câmera lenta: - meu coração amanheceu pegando fogo, fo-go, fooo-goo...
. Poli é daquelas que vai presa com os amigos (sim, fomos presos’ porque esse mesmo amigo cantor aí foi de Pato Branco à Clevelândia, uns 40 km aprox. pendurado na campanhia da bus’ e os outros todos, uns 10 mais ou menos, infernizando a vida dos demais passageiros) e alheia a tudo, quando o bus parou em frente a delegacia ainda questionou: - a Rodo' mudou a entrada?! (uahahahaha... da série: ’depois que passa, a gente ri’)
. Poli é daquelas que num certo ano (meados de 2004 talvez, justamente no dia 27 de junho) eu liguei pra lhe parabenizar pelo seu dia e como ela não estava, de ‘sacanagy’ resolvi deixar uma mensagem de niver - em árabe (língua que falava', falava do passado 'não falo mais) na sua secretária eletrônica... e ao retornar, já no dia 28, encontrei ela e um amigo, a-pa-vo-ra-dos com a tal mensagem, pensando de tratar de alguma mandinga, macumba, maldição... pronunciada em línguas estranhas’. RÁ! Ri muuuito nesse dia, do pânico dos dois.
. Poli é daquelas amigas lindas, uma mistura de Laura Pausini (minha mãe sempre fala isso) com Priscila Fantin.
. Poli é daquelas pessoas que sorri porque, a vida é BELA... simples assim!
  Enfim, acho que já deu pra entender quão fi-gu-ra a Poli é, néam?! E o quão quem a cerca se diverte e é feliz também!
Amiga, PARABÉNS por esse dia que é só seu! (seu e o Dudo, na verdade... haha. Aliás, fazer aniversário com irmão ninguém merece, né?! Uma só festa, é isso?!) Desejo somente que todos os seus desejos de hoje se realizem. E como te falei ontem, volto à repetir que, passaram-se os anos e passarão mais mas, a única certeza que temos é que nossa Amizade e nosso Amor será sempre igual!  
TE AMO Amiga, Bonecura!!!
(Uma pena não termos nos encontrado em Cleveland nesse fim de semana pra que te dar aqueeele abraço... haha)

P.S.: Espero que tenha gostado da prometida 'homenagem', Tchutchuris!

Beijo ‘só pra Poli hoje’ gente.

Por Dani Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário