Visitas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Feliz Aniversário, FLOR!

   
  Hoje é o aniversário da mulher mais importante da minha vida – minha MÃE!
  A mulher que me segurou’ no ventre por 09 meses. Que teve todos os cuidados possíveis e impossíveis. Que sofreu comigo quando tive bronquite aos 06 meses de idade. E que dormia no hospital a noite (mesmo não sendo permitido) e ia trabalhar cedinho de manhã, isso tudo no frrrio imenso de Passo Fundo ‘Tchê’. E que sempre que tinha crises devido a bronquite e todas ites’ que adquiri depois, ficava junto comigo, segurando a minha mão e velando meu sono até os 13 anos quando me curei. Me fazia chás, me dava remédios e me aturava nas fortes crises de TPM. Esquentava a comida quando chegava sempre depois do horário de almoço e jantar pois, estudava em Pato Branco, daí'. Enfim, sempre perto, sempre pronta, sempre TUDO!
A mulher que me incentivou à sair de casa e morar fora, sozinha... pra estudar, um pouco tarde já, aos 20 anos. Talvez sem o empenho' dela, estivesse ainda morando lá... é sou dessas, 'apegadas' mesmo.
A mulher que fazia e faz minhas comidinhas preferidas até hoje quando vou visitar a minha família lá em Cleveland city. Antes de sair, já ligo avisando que quero: ‘quibebe (purê) de abóbora, arroz, lentilha, e carne picadinha’ (eu e meus gostos e combinações). Possível de ser substituído por ‘tortéi’ também, de abóbora. E a sopa ‘preta’? Adoooro! Com vinho! (porque aí deve tá um frio de lascar...) Sobremesa? ‘Strogonoff de abacaxi’ sempre! Mas, to quase me rendendo ao ‘brigadeirão de uva’ – M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O. mas, calórico de um tanto que não é bom nem calcular.  =/
Bolo? Simples: fubá (com leite gelado). Incrementado: torta de seda (dos Deuses)
Sim! Eu só penso em comer... é verdade!
Mas, e quem é que nunca - assim que bota’ os olhos na mãe – proferiu/profere a famosa frase: - MANHEEE, TÔ COM FOME! – que atire a primeira pedra.
Faço isso o tempo (pouco tempo, agora que moro sozinha há 11 anos) todo que estamos juntas. E ela faz! Faz porque gosta. Gosta de cozinhar. Gosta de agradar.  Gosta de fazer o bem pra si e pros outros. Ela anda meio sem tempo de uns anos pra cá, muito atarefada com sua loja. Mas, sua fiel escudeira Marina’ – há 13 anos, ajuda como pode e como ela permite (digo permite porque, ela é daquelas que não deixa os outros cozinharem, nem lavarem a roupa e nem arrumarem as camas... sacumé?!).
A mulher responsável, por eu ser hoje a mulher que sou.  (a personalidade é de responsabilidade do meu pai... haha mas, isso é papo pra outro texto, lá em outubro – no niver dele)
  Mãezona??? É a minha! Desculpa aí, quem não tem... eu não dou, não troco, não vendo mas, empresto... minhas amigas tanto daqui que já a conheceram e as de lá, a adoram e sempre que eu vou pra lá ou, ela vem pra cá e podem estar juntas (pra conversar ou, comer das comidas dela) colam na minha mãe. Eu deixo! Não tenho ciúmes nessas horas.
  Eu não puxei’ a minha mãe e nem a família dela – os Branco’, sou toda Viana’, toda meu pai, fisicamente falando e em temperamento então, nem se fala.  *o*
Porém somos parecidas na atitude... ela é muito sábia, mede demais as palavras, é fechada. E desconfiada demais até. E isso eu tenho da minha mãe.
Nem tente mentir pra ela... tempo perdido. RÁ! Mas, isso deve ser coisa de mãe, de todas as mães, néam?! E como eu sei que ela tá brava de verdade? Quando fala o meu lindo nome(escolhido por ela Graças à Deus pois, se fosse pelo meu pai podia ser pior) ‘DA-NI-E-LE CRIS-TI-NA’... Socorroooooo, quando ela fala ele inteiro e pausadamente, ‘corra que a mãe da Danie vem aí’. Assim que escuto e antes mesmo de ela concluir a fala já começo a pensar: - óh Deus, o que foi que eu fiz, dessa vez?!
  Acho que não preciso falar aqui o quanto eu TE AMO (e é bem mais que ‘frozen de blueberry’ ou, seja tá bem heim, D. Marlene?!) mesmo porque, eu não sou muito de falar, sou de demonstrar... e acho que sentimento é assim, você não fala, fala, fala à toa... você sente, demonstra, vive.
E digo mais Flor, vai ter dois presentes esse ano (êêê...) pessoa de sorte, como ela faz niver um mês depois do Dia das Mães, aí junta tudo.
Mas, como você pediu, não é nada pessoal, é pra ‘sua casinha que acabou de ser reformada’ e espero muito que goste porque, o que eu me bati atrás de um deles ‘não tá escrito no gibi’... uahahaha
  Já falei tudo que tinha pra falar por aqui, o restante eu falo quando chegar aí no fim de semana pras ‘devidas comemorações’.
Encerrando, “desejo que TUDO o que desejar hoje consiga 10 vezes mais. Você merece por ser a pessoa que é, a mulher que é, a MÃE que é... e por fazer de nós, sermos quem somos. (eu, Bibi e Dom)
Sou imensamente grata a ti, por TUDO e pra SEMPRE! AMOO!!!
FELIZ ANIVERSÁRIO, FLOR!”

P.S.: antes que me esqueça, quando chegar aí quero todas os quitutes’ acima citados. Tô SUPER merecendo, néam?! RÁ!

Beijos ‘só pra minha FLOR hoje’, gente.

Por Dani Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário