Visitas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

LUTO - Dory se foi...



  Hoje é um dia muito triste pra mim: a DORY se foi.  
E deixará saudades!
  Na verdade soube do ocorrido ontem, da pior forma possível, quando cheguei da city da minha irmã e me deparei com ela já sem vida em seu aquário. E nem sei quando isso ocorreu pois, saí de casa na sexta à noite e só retornei no domingo à noite.
  Dory foi um presente da minha amiga Thyeme (sua madrinha) quando mudei de casa. Me deu pra comemorar a compra do ‘tão sonhado apartamento próprio’ e também pra me fazer companhia, já que minha irmã havia casado recentemente.
Dory era alimentada pela minha empregada, pelo meu porteiro, pelo meu vizinho... sempre que eu viajava ou, ficava fora muito tempo.
Dory na verdade era macho - assim disse Ele’ porque, era azul e sem pestanejar noite dessas, me falou:
- Me traga um espelho que eu te confirmo o que eu tô falando.
Ao que eu respondi:
- Espelho pra quê? Vai tentar me mostrar o piu-piu do peixe, é isso?!
(risos dos dois)
E eis que ao se ver diante do espelho, Dory se arma, suas barbatanas ficam como um pavão, se ouriça toda e, parte pra briga.
- Viu só?! Disse Ele’. – Tá achando que é outro macho no seu aquário e quer brigar!
Bem, o fato é que ela era mesmo azul (e dizem que os machos’ são azuis e as fêmeas, laranjas ou, vermelhas) mas, a ganhei como fêmea e tão bonitinha que achei a batizei de Dory (em homenagem a Dory 'Poxa que barra'- do filme 
''Procurando Nemo"). E Dory ficou até morrer, como eu disse à Ele’ no dia da experiência com o espelho. Inclusive, Ele’ prometeu me trazer uma companheira’ pra Dory não ficar tão sozinha tanto tempo, em outro aquário é claro, pra se evitarem as brigas (já que era parecidíssima com a mãe’ até nisso). Mas, se foi antes da promessa ser cumprida... pobre Dory!
Dory era sempre defendida por meu pai que, cada vez que nos falávamos por telefone, ele perguntava sobre ela. Como estava a sua saúde e se eu não a estava deixando muito sozinha. - Ela vai acabar morrendo sozinha ainda... dizia sempre meu pai. - Você precisa cuidar mais dela (repetia toda vez). E quando chegava em minha casa, assim que me cumprimentava, ia logo procurar a comida para tratá-la. Mesmo quando eu dizia que ela havia acabado de comer, ele respondia autoritário: - olha aí, a fome da coitadinha... você não cuida direito. Tá vendo?! Tá azul’ (literalmente) de fome...  
Dory era cheia de personalidade. Aliás, bem parecida comigo. Se eu me demorava pra chegar em casa, quando ia dar sua ração, ela nem queria saber de mim. Saía de perto como se não tivesse fome e muito menos saudade. E quando eu me cansava de falar, chamar, choramingar e desistia... ela voltava como quem não queria nada, comia tudo e nem bola me dava. Só voltava ao normal horas depois. Até brinquei um dia com meu pai dizendo que teria que levá-la à psicóloga pois, ela estava virando uma adolescente rebelde.
E o pior de tudo, não foi ela ter partido ‘dessa pra uma melhor’. Pois, uma hora isso ia acontecer. Ela já iria completar 02 anos e pelo pouco que eu entendo, a vida deles não é mesmo muito longa. Na verdade o que mais me doeu foi ela que morreu e eu nem por perto estava. Não sei que dia foi, nem que horas. Se foi lenta ou, rápida. Se agonizou sozinha e sofreu muito, eu nunca saberei dizer...
Pasmem que, ainda pode piorar - a pergunta que não quer calar:
- Se não consegui tomar conta direito de um peixe, poderei ter filhos?! *o*
  E todo o ocorrido me fez refletir muito pois, assim como a Dory também vivo sozinha, sem ninguém e se algo acontecer comigo, também estarei sozinha... Será?! 
Isso me amedronta e entristece demais! 
Descanse em PAZ Dory, Doralice, Doriana!

Mas, para acalentar meu sofrimento, meu novo ‘facefriend’ Fernando Jacomasso escreveu um poema pra ela. Admiro muito sua sensibilidade e carinho ao tratar do assunto. Obrigada mais uma vez, Fernando!

DORY

Dory era um peixinho
Que peixinho que era Dory?

Do seu aquário que era o seu mar
Dory era toda sereia
No frio não precisava de meias
Pois não tinha pés para esquentar

Dory era um peixinho
Que peixinho que era Dory?

Um dia Dory se foi e sua dona ficou triste
Dory era tão lindinha e até hoje sua lembrança resiste
Dory era um peixinho
Que peixinho que era Dory?

Depois que seu aquário ficou vago
Dory foi para um lugar que agora é o seu próprio lago
Lá Dory cuida de sua dona
De longe ela não a abandona

Dory era um peixinho
Que peixinho que era Dory?

Agora Dory espera para ver se o mar está para peixe
Ela quer que sua dona agora a deixe
Dory era um peixinho bacana
Dory era o peixinho de Daniele Viana

Dory era um peixinho
Que peixinho lindo que era Dory!
 (Fernando Jacomasso)

Por Dani Viana.

Um comentário:

  1. Você não está sozinha ami, eu mais dias menos dias irei atras de vc! bjs lindo post

    ResponderExcluir